Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2649
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Branco, Lilian Soares Alves
Rios, Míriam Benites
Título: A observação do cotidiano escolar na práxis formativa
Palavras-chave: Observação;Cotidiano escolar;Práxis pedagógica
Data do documento: 2020
Editor: Revista Eletrônica de Educação
Citação: CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; RIOS, M. B. A observação do cotidiano escolar na práxis formativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos/SP v. 14, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2787. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da práxis.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access351,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.