Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2653
Authors: Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Title: A técnica de pesquisa de grupo focal: contribuições à educação
Keywords: Grupo focal;Pesquisa;Educação
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Cocar
Citation: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. A Técnica de Pesquisa de Grupo Focal: contribuições à educação. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 10-16, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3103. Acesso em: 01 abr. 2022.
Abstract: Esta obra traduz as preocupações de análise metodológica da pesquisa em educação, no sentido de contextualizar o legado da técnica investigativa do grupo focal, cujos questionamentos e provocações se desenvolvem na crítica permanente, que se concretiza na práxis de uma educação política. Para além de uma técnica de pesquisa estabelecida como apropriação de conhecimentos formais e técnicos, o grupo focal é pensado em seu devir, como meio de pesquisa que privilegia a rede de entrelaçamentos entre o campo empírico e o teórico nas abordagens qualitativas. O núcleo dessa experiência de grupo focal reside na compreensão do presente como histórico e cultural, no sentido de tornar todos os participantes motivados pela pesquisa enquanto experiência articuladora entre o processo de atuação profissional e o processo de formação cultural.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access451,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.