Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2661
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Branco, Lílian Soares Alves
Título: Evasão na EAD: perspectivas de prevenção
Palavras-chave: Educação a Distância;Evasão;Gestão Comunicacional;Desafios
Data do documento: 2020
Editor: Perspectiva
Citação: HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; CONTE, E. Evasão na EAD: perspectivas de prevenção. Perspectiva, Florianopolis, SC, v. 38, n. 3, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/62978. Acesso em: 04 abr. 2022.
Resumo: A cultura digital vem exigindo formas diferenciadas de conhecimento e reflexão nos cursos superiores, uma vez que a transição digital é atravessada por relações de poder-saber que intervém sobre a linguagem e a percepção humana, o que tem exigido reestruturações curriculares e o acesso barateado a cursos de EaD. Nessa perspectiva, o direito de todos à educação não pode sucumbir à facilitação de cursos oferecidos, sob pena de não vencer a barreira da ignorância, do conformismo e ser uma farsa. Em vista disso, procuramos debater e analisar como a educação superior pode contribuir para a discussão criadora acerca das mazelas provocadas pela EaD e ao problema da evasão. No cenário contemporâneo, o olhar hermenêutico propõe compreender o desafio da EaD, problematizando as tendências e conjecturas do fenômeno da evasão, tendo em vista os altos índices de evasão nos cursos de EaD e a corresponsabilidade das instituições. Os resultados apontam que é necessário criar formas de acesso à EaD e também de permanência e reconhecimento do outro nesse campo, por meio da cultura do diálogo e da motivação, que dá embasamento à gestão institucional/comunicacional, por meio da sensibilidade, da afetividade, da empatia (enfrentando a ap
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