Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2663
Authors: Conte, Elaine
Rios, Míriam Benites
Branco, Lilian Soares Alves
Title: As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação.
Keywords: Rousseau;Educação;Pedagogia moderna;Faculdades humanas
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Teias
Citation: RIOS, M. B. ; BRANCO, L. S. A. ; CONTE, E. As implicações e o respaldo da obra de Rousseau na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 271-286, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-03052020000300271&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 05 abr. 2022.
Abstract: Esse artigo resulta de um exercício hermenêutico inspirado na obra Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau (1762), reconhecidamente um expoente da pedagogia moderna. Propomos aqui uma reflexão sobre a perspectiva pedagógica visionária de Rousseau voltada à valorização da liberdade da criança no mundo sociocultural, tendo em vista os saberes e potencialidades do pensamento pedagógico à formação criativa mais ampla. Para isso, elegemos como dispositivo de análise as principais ideias defendidas por Rousseau, para examinar as implicações em diferentes abordagens de educação baseadas em práticas que potencializam as dimensões humanas, no sentido de compreender as complexidades da educação e da infância no presente.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

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