Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2673
Autor(es): Conte, Elaine
Habowski, Adilson Cristiano
Título: O ócio criativo e suas perspectivas na educação
Palavras-chave: Ócio criativo;De Masi;Educação
Data do documento: 2020
Editor: Linhas Crí­ticas
Citação: HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 26, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24711. Acesso em: 06 abr. 2022.
Resumo: O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três dimensões: trabalhar para produzir riquezas e aprender com o outro; estudar para criar novos conhecimentos e brincar para gerar o bem-estar. A partir dos debates suscitados com as interfaces formativas do ócio criativo, propomos questionar e construir pontes criativas ao desenvolvimento da globalidade humana. Concluímos que a educação precisa promover a experiência do ócio criativo, na perspectiva das metáforas e metamorfoses do processo de formar-se no tempo livre, visto que o processo do conhecimento implica reconhecer o potencial recriador dos sujeitos.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access281,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.