Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2673
Autor(es): | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano |
Título: | O ócio criativo e suas perspectivas na educação |
Palavras-chave: | Ócio criativo;De Masi;Educação |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Linhas Críticas |
Citação: | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O ócio criativo e suas perspectivas na educação. Linhas Críticas, [S. l.], v. 26, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24711. Acesso em: 06 abr. 2022. |
Resumo: | O trabalho objetiva discutir a ideia de ócio criativo de Domenico de Masi (2000; 2017; 2020) na tentativa de compreender hermeneuticamente suas perspectivas e desdobramentos na educação. O ócio criativo engloba três dimensões: trabalhar para produzir riquezas e aprender com o outro; estudar para criar novos conhecimentos e brincar para gerar o bem-estar. A partir dos debates suscitados com as interfaces formativas do ócio criativo, propomos questionar e construir pontes criativas ao desenvolvimento da globalidade humana. Concluímos que a educação precisa promover a experiência do ócio criativo, na perspectiva das metáforas e metamorfoses do processo de formar-se no tempo livre, visto que o processo do conhecimento implica reconhecer o potencial recriador dos sujeitos. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 281,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.