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http://hdl.handle.net/11690/2798
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Poppe, Ana Beatriz Gorgen | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-06T17:03:59Z | - |
dc.date.available | 2022-05-06T17:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | POPPE, A. B. G. Gestão escolar nas comunidades educativas de educação básica da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: desafios em tempos de pandemia COVID-19. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2798. Acesso em: 06 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2798 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: quais os impactos da pandemia na gestão escolar das Comunidades Educativas de Educação Básica da Rede La Salle Brasil-Chile, situadas no Rio Grande do Sul, segundo o relato dos gestores destas escolas? O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. As unidades de análise são 14 Comunidades Educativas situadas no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. De acordo com o princípio da gestão democrática, integram a equipe de gestão escolar os profissionais que atuam na Direção e Vice-direção, na Supervisão Escolar, na Orientação Educacional e na Secretaria, cada qual com atribuições específicas. Neste estudo, elegemos como participantes os profissionais que atuam na direção e vice direção das Comunidades Educativas. O referencial teórico tem como eixo estruturante os pressupostos de Lück acerca da gestão escolar, estabelecendo um diálogo com outros autores que discutem a temática em estudo. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental e do questionário, disponibilizado online. Os dados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Dentre os principais achados da pesquisa, destacam-se: a) a observação criteriosa dos dispositivos relativos à pandemia, pelos gestores, visando a garantia dos dias letivos e a qualidade educacional; b) o esforço dos gestores, em desenvolver estratégias que viabilizassem, rapidamente, a disponibilização de atividades escolares e a mediação docente; c) a ressignificação pedagógica, tendo em vista a urgência a adaptação as demandas da adoção do ensino remoto; d) a importância das tecnologias digitais e das plataformas nos processos de ensino e aprendizagem; e) a necessidade de restruturação do modelo de gestão administrativa e pedagógica; e f) a importância da formação continuada dos gestores em diferentes áreas da gestão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Província La Salle Brasil-Chile | pt_BR |
dc.subject | Rede La Salle | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar nas comunidades educativas de educação básica da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: desafios em tempos de pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Sarmento, Dirléia Fanfa | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ramos, Roberto Carlos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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