Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2828
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jung, Hildegard Susana | - |
dc.contributor.author | Rosa, Carolina Schenatto da | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Alexsandra | - |
dc.contributor.author | Itaqui, Cíntia | - |
dc.contributor.author | Yunes, Maria Angela Matar | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-13T00:10:14Z | - |
dc.date.available | 2022-05-13T00:10:14Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | JUNG, H. S. et al. Os processos relacionais na pós-graduação sob a perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano. Psicologia da Educação, Perdizes/SP, v. 50, p. 84-93, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/50465. Acesso em: 09 maio 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2828 | - |
dc.description.abstract | O texto apresenta um relato de experiência do tipo estudo de caso descritivo, com foco na análise das interfaces entre os processos relacionais nos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Buscou-se estudar o desenvolvimento pessoal e acadêmico de discentes em um Seminário Integrador de uma universidade comunitária do Sul do Brasil pela ótica da teoria ecológico-sistêmica de Urie Bronfenbrenner, com ênfase no conceito de processos proximais. O trabalho, de caráter qualitativo, pretende disseminar a ideia de que uma prática humanizadora pode levar a resultados satisfatórios no que tange à produtividade dos PPGs. Aproximando o leitor de conceitos como díades, tríades e tétrades, apresenta o fator interacional como aliado à superação do dilema produtividade e qualidade, pois insere o elemento resiliência, criando uma nova hipótese, seriam os PPGs mais humanos, também mais produtivos e com mais qualidade? Se a corrida ao Lattes é iminente, que possamos construir juntos a resiliência necessária, passando a tornar o espaço acadêmico mais humano e menos hostil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Psicologia da Educação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Processos proximais | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas | pt_BR |
dc.subject | Ecológico-sistêmica | pt_BR |
dc.subject | Produtividade e qualidade | pt_BR |
dc.subject | Humanização da pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Os processos relacionais na pós-graduação sob a perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 362,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.