Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2828
Authors: | Jung, Hildegard Susana Rosa, Carolina Schenatto da Teixeira, Alexsandra Itaqui, Cíntia Yunes, Maria Angela Matar |
Title: | Os processos relacionais na pós-graduação sob a perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano |
Keywords: | Processos proximais;Perspectivas;Ecológico-sistêmica;Produtividade e qualidade;Humanização da pós-graduação |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Psicologia da Educação |
Citation: | JUNG, H. S. et al. Os processos relacionais na pós-graduação sob a perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano. Psicologia da Educação, Perdizes/SP, v. 50, p. 84-93, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/50465. Acesso em: 09 maio 2022 |
Abstract: | O texto apresenta um relato de experiência do tipo estudo de caso descritivo, com foco na análise das interfaces entre os processos relacionais nos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Buscou-se estudar o desenvolvimento pessoal e acadêmico de discentes em um Seminário Integrador de uma universidade comunitária do Sul do Brasil pela ótica da teoria ecológico-sistêmica de Urie Bronfenbrenner, com ênfase no conceito de processos proximais. O trabalho, de caráter qualitativo, pretende disseminar a ideia de que uma prática humanizadora pode levar a resultados satisfatórios no que tange à produtividade dos PPGs. Aproximando o leitor de conceitos como díades, tríades e tétrades, apresenta o fator interacional como aliado à superação do dilema produtividade e qualidade, pois insere o elemento resiliência, criando uma nova hipótese, seriam os PPGs mais humanos, também mais produtivos e com mais qualidade? Se a corrida ao Lattes é iminente, que possamos construir juntos a resiliência necessária, passando a tornar o espaço acadêmico mais humano e menos hostil. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
hsjung.pdf | Open Access | 362,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.