Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2917
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Wives, Leandro Krug
Machado, Juliana Aquino
Machado, Giovanni Bohm
Title: O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente
Keywords: Formação continuada de professores;Autoformação;Trabalho colaborativo;Tecnologias
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Brasileira de Educação
Citation: MACHADO, G. B. et al. O uso das tecnologias como ferramenta para a formação continuada e autoformação docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 26, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2021.v26/. Acesso em: 04 maio 2022.
Abstract: A formação docente é um processo que ocorre durante toda a vida e inclui as experiências de aprendizagem profissional que contribuem para a qualidade da educação. A formação continuada de professores, contemplando processos autoformativos e colaborativos, encontra nos recursos tecnológicos meios que agregam possibilidades, tanto nos aspectos individuais quanto nos coletivos. Este estudo buscou identificar um perfil docente com foco na utilização de dispositivos digitais para o exercício de suas funções e aprimoramento das práticas pedagógicas. Para isso, foi aplicado um questionário para professores de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre. Dessa maneira, identificou-se o uso de tecnologias como possibilidade efetiva de romper com a solidão pedagógica por intermédio da criação de espaços de interação. O estudo aponta, ainda, a necessidade de estratégias formativas comporem políticas de formação docente, sendo acompanhadas de forma planejada.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access369.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.