Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2923
Autor(es): Silva, Louise de Quadros da
Luz, Charlene Bitencourt Soster
Fossati, Paulo
Título: Ensino Superior: aprendizagem por meio de desenvolvimento de soluções
Palavras-chave: Hackathon;Maratona;Gestão da aprendizagem
Data do documento: 2022
Editor: Unisinos
Citação: SILVA, Louise Quadro da; LUZ, Charlene Bitencourt Soster; FOSSATTI, Paulo. Ensino Superior: aprendizagem por meio de desenvolvimento de soluções. Educação Unisinos, v. 26, n. 1, p. 1-15, 2022. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/23142. Acesso em: 19 maio. 2022.
Resumo: Esta pesquisa trata da gestão da aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior (IES) considerando as novas metodologias de ensino. Objetivamos verificar como a estratégia de ensino Hackathon, interfere na gestão da aprendizagem em uma instituição de ensino superior. Para compor o referencial teórico utilizamos e pesquisados dos últimos 5 anos e autores clássicos como Chiavenato (2007), Dornelas (2016) e Nóvoa (2019). Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa com estudo de caso único de uma IES a partir de dados públicos e análise documental com uma entrevistas semi-estruturada. Os resultados mostram o empreendedorismo universitário na tensão de riscos resultantes da inovação que integra a tríplice hélice. Então, a gestão da aprendizagem com metodologia ativa proporciona sentido para o estudante empreendedor, especialmente quanto à solução de problemas reais.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silva.luz.fossati.pdfOpen Access912.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.