Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2967
Autor(es): | Felicetti, Vera Lucia Bitencourt, Agner Lopes Hoernig Junior, Breno Arno |
Título: | A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa;Modelagem matemática;Modelagem de roupas |
Data do documento: | 2019 |
Editor: | Revista Atos de Pesquisa em Educação |
Citação: | BITENCOURT, A. L.; FELICETTI, V. L.; HOERNIG JUNIOR, B. A. A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v. 14, n.º 2, p. 568-588, 2019. Disponível em: https://www.furb.br/atosdepesquisa/. Acesso em: 17 maio 2022. |
Resumo: | Este trabalho apresenta contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultados, percebeu-se maior interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto na elaboração dos produtos pelos alunos quanto nos resultados das avaliações, evidenciou-se, de fato, significativa a eles. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vlfelicetti.pdf | Open Access | 699,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.