Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2967
Autor(es): Felicetti, Vera Lucia
Bitencourt, Agner Lopes
Hoernig Junior, Breno Arno
Título: A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem.
Palavras-chave: Aprendizagem significativa;Modelagem matemática;Modelagem de roupas
Data do documento: 2019
Editor: Revista Atos de Pesquisa em Educação
Citação: BITENCOURT, A. L.; FELICETTI, V. L.; HOERNIG JUNIOR, B. A. A Matemática da confecção de roupas: da aprendizagem significativa ao vestir-se bem. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, SC, v. 14, n.º 2, p. 568-588, 2019. Disponível em: https://www.furb.br/atosdepesquisa/. Acesso em: 17 maio 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta contribuições que um ambiente de modelagem matemática proporciona para a aprendizagem de conteúdos matemáticos. Ele foi desenvolvido com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Sul. Os modelos estudados e trabalhados correspondem à modelagem de roupas, processo que perpassa pelos conteúdos de geometria e estatística corroborados pelas medidas e grandezas. Como suporte teórico optou-se pela Aprendizagem Significativa e a Modelagem Matemática. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultados, percebeu-se maior interesse dos alunos pelos conteúdos matemáticos. A aprendizagem de conteúdos como frações, porcentagem, conceitos geométricos e estatísticos, observados tanto na elaboração dos produtos pelos alunos quanto nos resultados das avaliações, evidenciou-se, de fato, significativa a eles.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vlfelicetti.pdfOpen Access699,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.