Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3076
Authors: Silva, Gilberto Ferreira da
Rodrigues, Abraham Lincoln de Paula
Balzano, Otávio Nogueira
Munsberg, João Alberto Steffen
Title: O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar.
Keywords: Futebol;Ferramenta;Inclusão social;Inclusão escolar
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Goiás
Citation: BALZANO, O. N. et al. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/54835. Acesso em: 5 maio 2022.
Abstract: O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando incluir atletas negros e de classes populares na escola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na escola, e o “habitus” adquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar de jovens.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gfsilva.pdfOpen Access254,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.