Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3122
Autor(es): Backes, Luciana
Tortelli, Fabrícia Py
Borges, Karen Selbach
Título: Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi.
Palavras-chave: Pensamento computacional desplugado;Aprendizagem criativa;Material concreto
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Estadual de Campinas
Citação: BORGES, K. S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pi. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n.º 1, p. 141-155, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14705/9694. Acesso em: 02 jun. 2022.
Resumo: Este artigo analisa uma experiência de aprendizagem criativa no desenvolvimento do pensamento computacional desplugado (PCD) com o Projeto Pipe à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Inspirado em blocos de montar, o Pipe tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas dos estudantes, potencializando o pensamento crítico na resolução de problemas. Os dados foram obtidos por meio de diálogos estabelecidos nas relações de aprendizagens, de algoritmos criados a partir da atividade proposta e de registros fotográficos. Evidenciamos a eficácia do uso do material concreto no processo de aprendizagem, a importância do lúdico como um elemento mediador entre o prazer e a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades do pensamento computacional em situações de resolução de problemas, gerando novos sentidos para o conhecimento.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access831.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.