Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3180
Authors: Silva, Tiago Pereira da
Title: Interoperabilidade entre softwares para uso do método BIM (Building Information Modelling)
Keywords: Building Information Modelling (BIM);Interoperabilidade entre softwares;Autodesk Inventor;Dassault SolidWorks;Industry Foundation Classes (IFC);Computer-Aided Design (CAD);Architecture, Engineering & Construction (AEC)
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: SILVA, T. P. Interoperabilidade entre softwares para uso do método BIM (Building Information Modelling). 2021. Trabalho de conclusão (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3180. Acesso em: 10 jun. 2022.
Abstract: O BIM “Building Information Modeling” ou Modelagem de Informações da Construção é um conjunto de métodos e processos para controle e gestão da informação de um ativo, durante todo seu ciclo de vida. O emprego de metodologias mais eficientes como o BIM, tem sido uma aposta crescente para a indústria dos setores de Arquitetura, Engenharia e Construção AEC (Architecture, Engineering & Construction), uma vez que a dificuldade de comunicação e o controle ineficiente dos processos convencionais de gestão permanecem até os dias de hoje. A troca de informações estruturadas através de modelos digitais é um conceito que tem se deparado com diversos obstáculos durante sua execução. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo de caso sobre a interoperabilidade entre softwares, evidenciando as dificuldades e limitações para troca de informações entre as ferramentas Computer-Aided Design (CAD) e para a produção de um modelo no esquema Industry Foundation Classes (IFC) que atenda os usos BIM. Após a realização do estudo fica evidente que os softwares Steel Graphics TecnoMETAL, Dassault SolidWorks, Trimble Tekla Structures e Autodesk Inventor, apresentam muitas limitações para realizar uma interação onde seja possível portar em conjunto com seus modelos as informações e propriedades de forma estruturada e confiável, desta forma é possível constatar que os softwares citados ainda não estão preparados para atender os usos BIM de forma satisfatória.
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Guilherme Cortelini da
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia Macânica)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tpsilva.pdf
  Restricted Access
Closed Access882,29 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.