Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3180
Autor(es): Silva, Tiago Pereira da
Título: Interoperabilidade entre softwares para uso do método BIM (Building Information Modelling)
Palavras-chave: Building Information Modelling (BIM);Interoperabilidade entre softwares;Autodesk Inventor;Dassault SolidWorks;Industry Foundation Classes (IFC);Computer-Aided Design (CAD);Architecture, Engineering & Construction (AEC)
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, T. P. Interoperabilidade entre softwares para uso do método BIM (Building Information Modelling). 2021. Trabalho de conclusão (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3180. Acesso em: 10 jun. 2022.
Resumo: O BIM “Building Information Modeling” ou Modelagem de Informações da Construção é um conjunto de métodos e processos para controle e gestão da informação de um ativo, durante todo seu ciclo de vida. O emprego de metodologias mais eficientes como o BIM, tem sido uma aposta crescente para a indústria dos setores de Arquitetura, Engenharia e Construção AEC (Architecture, Engineering & Construction), uma vez que a dificuldade de comunicação e o controle ineficiente dos processos convencionais de gestão permanecem até os dias de hoje. A troca de informações estruturadas através de modelos digitais é um conceito que tem se deparado com diversos obstáculos durante sua execução. Nesse sentido, este artigo apresenta um estudo de caso sobre a interoperabilidade entre softwares, evidenciando as dificuldades e limitações para troca de informações entre as ferramentas Computer-Aided Design (CAD) e para a produção de um modelo no esquema Industry Foundation Classes (IFC) que atenda os usos BIM. Após a realização do estudo fica evidente que os softwares Steel Graphics TecnoMETAL, Dassault SolidWorks, Trimble Tekla Structures e Autodesk Inventor, apresentam muitas limitações para realizar uma interação onde seja possível portar em conjunto com seus modelos as informações e propriedades de forma estruturada e confiável, desta forma é possível constatar que os softwares citados ainda não estão preparados para atender os usos BIM de forma satisfatória.
Orientador(es): Rosa, Guilherme Cortelini da
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Engenharia Macânica)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tpsilva.pdf
  Restricted Access
Closed Access882.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.