Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3197
Autor(es): | Almeida, Fábio Chang de Batista, Bruno Nunes |
Título: | Considerações teóricas sobre o resgate da mitologia greco-romana no Ensino Fundamental |
Palavras-chave: | Mitologia grega;Didática;Ensino de História e Filosofia |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Comunitária da Região de Chapecó |
Citação: | BATISTA, B. N.; ALMEIDA, F. C. Considerações teóricas sobre o resgate da mitologia greco-romana no Ensino Fundamental. Revista Pedagógica, v. 22, p. 1-16, 2020. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4769. Acesso em: 04 jul. 2022. |
Resumo: | O artigo busca problematizar o resgate da temática da mitologia greco-romana no Ensino Fundamental. Para isso, o texto foi dividido em três partes: brevemente busca-se analisar a transição entre o pensamento mitológico e a Filosofia Pré-Socrática, discutindo alguns desdobramentos na história do pensamento ocidental. A seguir, discutem-se os motivos da perda de protagonismo da mitologia greco-romana na escola. Por fim, é feita uma proposta de resgate do ensino desse conjunto de saberes, ancorando-se nas ideias de Silvio Gallo e Sandra Mara Corazza. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (História) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
fcalmeida.pdf | Open Access | 684,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.