Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3211
Autor(es): Vieira, Aline de Oliveira Ferreira
Título: O atendimento às pessoas público-alvo da educação especial: um estudo de caso em uma instituição especializada na cidade de Manaus
Palavras-chave: Educação especial;Inclusão;Instituição especializada
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: VIEIRA, A. O. F. O atendimento às pessoas público-alvo da educação especial: um estudo de caso em uma instituição especializada na cidade de Manaus. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3211. Acesso em: 12 jul. 2022.
Resumo: A dissertação está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle e à linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. A pesquisa tem como objetivo compreender a atuação das instituições especializadas no atendimento dos alunos público-alvo da educação especial. Inicialmente foram realizadas pesquisas relativas à produção científica concernente ao objeto de estudo nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Revista Educação Especial e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa se ancorou em Baptista e Silva (2015), Veiga-Neto e Lopes (2011), Prieto (2006), Lustosa (2018), Mantoam (2011), Gohn (2010), Anjos e Silva (2015), Severo (2015), Brandão (2017) dentre outros, centrandose nas temáticas da educação especial, inclusão e das instituições especializadas. A investigação é qualitativa descritiva, com delineamento de estudo de caso em uma instituição especializada na cidade de Manaus, utilizando como instrumentos para a coleta de dados entrevistas, documentos legais e institucionais e registros fotográficos. Os resultados indicam especialmente a não distinção da instituição em relação à escola ao reproduzir elementos e práticas das classes comuns, mas a atuação terapêutica da equipe multidisciplinar e os planos de trabalho individuais são diferenças presentes na organização analisada, no atendimento ao público-alvo da educação especial.
Orientador(es): Ziliotto, Denise Macedo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aofvieira.pdfOpen Access1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.