Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3574
Autor(es): Backes, Luciana
Boit, Érica Cecília Noronha da
Juliano, Kátia Renata Quinteiro
Título: Alfabetização mediada por tecnologias: a constituição de multiletramentos na educação básica [capítulo de livro]
Palavras-chave: Multiletramentos;Alfabetização;Tecnologia;Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 2023
Editor: Editora Univates
Citação: BACKES, L.; BOIT, E. C. N. ; JULIANO, K. R. Q. Alfabetização mediada por tecnologias: a constituição de multiletramentos na educação básica. In: FORNECK, K. L.; SCHERER, N. T.; FIORESE, L.; MARTINS, S. N. (orgs.). Docência em rede: ensino, linguagens e tecnologias. Lajeado: Editora Univates, 2023, v. 1, p. 51-68. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/398/pdf_398.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.
Resumo: : Neste capítulo refletimos sobre como se constituem os multiletramentos, no contexto da educação básica (espaço), atravessado pela contemporaneidade (tempo). Assim, sublinhamos os desafios do processo de alfabetização na contemporaneidade, mediados por tecnologias analógicas e digitais, para entendermos os letramentos que se desdobram em multiletramentos. Para tanto, o objetivo é compreender os multiletramentos constituídos no contexto da educação básica (espaço), atravessados pela contemporaneidade (tempo). A partir de diferentes pesquisas, produzimos dados empíricos, submetidos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), para discutir sobre as práticas pedagógicas a partir de tecnologias no processo de alfabetização; os letramentos dos estudantes na participação dessas práticas pedagógicas; a identificação dos multiletramentos, na contemporaneidade.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lbackes.pdfOpen Access607,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.