Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3574
Authors: Backes, Luciana
Boit, Érica Cecília Noronha da
Juliano, Kátia Renata Quinteiro
Title: Alfabetização mediada por tecnologias: a constituição de multiletramentos na educação básica [capítulo de livro]
Keywords: Multiletramentos;Alfabetização;Tecnologia;Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
Issue Date: 2023
Publisher: Editora Univates
Citation: BACKES, L.; BOIT, E. C. N. ; JULIANO, K. R. Q. Alfabetização mediada por tecnologias: a constituição de multiletramentos na educação básica. In: FORNECK, K. L.; SCHERER, N. T.; FIORESE, L.; MARTINS, S. N. (orgs.). Docência em rede: ensino, linguagens e tecnologias. Lajeado: Editora Univates, 2023, v. 1, p. 51-68. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/398/pdf_398.pdf. Acesso em: 04 set. 2023.
Abstract: : Neste capítulo refletimos sobre como se constituem os multiletramentos, no contexto da educação básica (espaço), atravessado pela contemporaneidade (tempo). Assim, sublinhamos os desafios do processo de alfabetização na contemporaneidade, mediados por tecnologias analógicas e digitais, para entendermos os letramentos que se desdobram em multiletramentos. Para tanto, o objetivo é compreender os multiletramentos constituídos no contexto da educação básica (espaço), atravessados pela contemporaneidade (tempo). A partir de diferentes pesquisas, produzimos dados empíricos, submetidos à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), para discutir sobre as práticas pedagógicas a partir de tecnologias no processo de alfabetização; os letramentos dos estudantes na participação dessas práticas pedagógicas; a identificação dos multiletramentos, na contemporaneidade.
Appears in Collections:Capítulo de Livro (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lbackes.pdfOpen Access607,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.