Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3799
Autor(es): Batista, Maiara Escouto
Título: A leitura entre jovens adolescentes em dialogo com as culturas juvenis digitais
Palavras-chave: Leitura;Formação do leitor;Jovens adolescentes;Cultura digital
Data do documento: 2023
Citação: BATISTA, M. E. A leitura entre jovens adolescentes em dialogo com as culturas juvenis digitais. 2023. 105 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3799. Acesso em: 26 dez. 2023.
Resumo: Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE) dedica-se às práticas e interesses de leitura dos jovens adolescentes, estudantes do último ano do Ensino Fundamental; às culturas juvenis digitais; e às implicações das práticas educativas voltadas à formação do leitor. A investigação se estrutura a partir do seguinte problema de pesquisa: como as culturas juvenis digitais vêm interferindo sobre a formação do leitor e as práticas de leitura entre jovens adolescentes no contexto escolar? O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como a formação do leitor e as práticas de leitura entre jovens adolescentes no contexto escolar sofrem interferências das culturas juvenis digitais e, para tanto, buscou-se: a) identificar como ocorrem as práticas de leitura de jovens adolescentes, no último ano do Ensino Fundamental; b) inventariar os temas de interesse dos jovens adolescentes no que diz respeito à leitura; c) analisar a interferência das culturas juvenis digitais nas práticas de leitura; e d) discutir as implicações das práticas educativas voltadas à formação do leitor. A presente investigação possui caráter empírico e foi desenvolvida, tendo como base epistemológica a própria prática da pesquisadora, enquanto professora de Língua Portuguesa, junto a estudantes do último ano do Ensino Fundamental. A produção do material de análise ocorreu por meio de observação-participante e da tomada de notas de campo, enquanto a análise do material foi realizada a partir de uma perspectiva hermenêutica.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO CORRIGIDA - MAIARA BATISTA.pdfOpen Access1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.