Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3807
Autor(es): Vaz, Douglas
Título: A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior
Palavras-chave: Gestão acadêmica;Gestão ágil;Docência;Tecnologias digitais;Pandemia
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: VAZ, D. A gestão acadêmica em tempos de disrupção: reinvenção e decisões ágeis no contexto da educação superior. 2023. 269 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3807. Acesso em: 15 fev. 2024.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado por uma profunda transformação global resultante do surgimento de uma nova pandemia que impactou todos os setores da sociedade, entre eles a Educação que, em muitas instituições, passou a acontecer de maneira totalmente on-line, sobretudo na Educação Superior. Diante deste cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se configura a gestão acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e ações para condução da educação remota em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Apresenta o problema de investigação: “Como configura-se a gestão acadêmica em tempos de pandemia da Covid-19, em seus princípios, estratégias e modos de condução das ações acadêmicas a partir da educação remota em uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul?”. O estudo defende a tese de que a Gestão Acadêmica contemporânea exige a adoção de estratégias ágeis para a tomada de decisão, na construção de um modelo de Universidade inovadora e empreendedora. Fundamentam o estudo os pressupostos teóricos de autores como: Morin (2010, 2011, 2015, 2022), Christensen (2014), Tofik (2013), Papa Filho (2009), Fossatti (2018), Moran (2013, 2014, 2018), Bacich (2018) e Fava (2014, 2016, 2018). A Metodologia caracteriza-se por um estudo qualitativo, classificado como pesquisa participante. O contexto do estudo é uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul, sendo os participantes docentes, acadêmicos, colaboradores, gestores e comunidade acadêmica vinculados a ela. Os instrumentos para a coleta de dados são: observação, diário de campo, análise documental, questionário e grupo focal, que foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Resultados indicam a importância de uma gestão alinhada às contingências da contemporaneidade, a preparação de docentes, colaboradores, gestores e acadêmicos para os desafios da que emergem no contexto da Educação Superior em momentos decisórios e a construção de um modelo de gestão alinhado às demandas formativas desses atores, bem como conectada à comunidade que constitui e ressignifica a Universidade contemporânea.
Orientador(es): Fossatti, Paulo
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dvazOpen Access5,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.