Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3863
Autor(es): Felipe Rosa Müller
Paula Pinhal de Carlos
Diógenes Vicente Hassan Ribeiro
Título: Relações sistêmicas (Direito, ciência e educação): a pesquisa empírica como metodologia de superação
Palavras-chave: Teoria sistêmica;Empiria;Cientificidade;Pesquisa em Direito;Ensino jurídico
Data do documento: 2023
Citação: MULLER, F. R. ; CARLOS, P. P. ; RIBEIRO, D. V. H. Relações sistêmicas (Direito, ciência e educação): a pesquisa empírica como metodologia de superação. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 9, p. 36-52, 2023. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/rpej/article/view/9604. Acesso em: 04 mar. 2024
Resumo: Tratar-se-á da empiria como aporte metodológico do desenvolvimento da pesquisa em Direito, sob a perspectiva reflexiva da matriz pragmático-sistêmica de Niklas Luhmann. Correlacionar-se-á os sistemas do Direito, da Ciência e da Educação com as transformações sociais exigidas para atendimento das expectativas de uma sociedade cada vez mais complexa. Objetivou-se apresentar uma abordagem teórica sobre a necessidade de observação das relações sistêmicas correlacionadas. Aponta-se a contribuição da pesquisa empírica em Direito à emergência democrática da reforma do pensamento científico, oriunda das inquietações da sociedade brasileira contemporânea. O paradigma metodológico se consistiu numa pesquisa qualitativa, de natureza social aplicada, com método de abordagem dedutivo e de caráter explicativo. Realizou-se assim, coleta de dados em fontes secundárias, com uso da técnica da pesquisa bibliográfica. A autopoiese atua como característica impeditiva de transferências automáticas entre os subsistemas, impedindo qualquer aplicação imediata no subsistema do Direito do conhecimento desenvolvido nas Instituições de Ensino Superior e nas produções científico-jurídicas. Entretanto, a empiria como metodologia ativa aproxima o Direito e a Sociedade, auxiliando na possibilidade de superação da metodologia de reprodução do conhecimento dogmático.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9604-27480-1-PB.pdfOpen Access1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.