Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4320
Authors: Bezerra, Thaisa Polyana da Silva
Title: Projeto de vida e suas implicações no desenvolvimento dos estudantes ensino médio: um estudo de caso no Colégio La Salle Zé Doca
Keywords: Projeto de vida;Desenvolvimento estudantil;Ensino médio
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: O Projeto de Vida é uma estratégia pedagógica que visa orientar os alunos na construção de suas trajetórias pessoais e profissionais, estimulando o autoconhecimento, o protagonismo juvenil e o planejamento de metas futuras. Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do Projeto de Vida no desenvolvimento dos estudantes do Ensino Médio, com foco em um estudo de caso do Colégio La Salle Zé Doca, localizado no Maranhão. Trata-se de um relato de experiência das vivências do estágio supervisionado do curso de Serviço Social, que permitiu a observação direta das práticas pedagógicas e das dinâmicas de orientação dos alunos. A pesquisa explorou como essa abordagem contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes, destacando aspectos como autoestima, motivação e a preparação para o mercado de trabalho. Com base na análise qualitativa dos dados, concluiu-se que o Projeto de Vida tem um papel fundamental na formação dos jovens, especialmente no contexto de vulnerabilidade social. O trabalho destaca ainda a importância da atuação do Serviço Social na escola, integrando ações que potencializam a inclusão, o acesso aos direitos e o apoio ao desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes. A pesquisa evidencia que, ao promover o empoderamento dos jovens, o Projeto de Vida contribui significativamente para o sucesso acadêmico e para a construção de um futuro mais promissor.
metadata.dc.contributor.advisor: Jung, Hildegard Susana
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Serviço Social)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Thaisa Polyana da Silva Bezerra.pdf184,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.