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http://hdl.handle.net/11690/4424
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Eliana Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T21:29:20Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22T21:29:20Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4424 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, dialoga sobre o processo de alfabetização para o letramento, destacando os artefatos analógicos e digitais, que potencializam os multiletramentos no município de Rio Preto da Eva, Estado do Amazonas. A alfabetização e o letramento são temáticas crescentes em nosso país, devido à dificuldade em desenvolver as habilidades necessárias de leitura e escrita, com estudantes ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme a Base Nacional Comum Curricular- BNCC e o atual Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA. Portanto, se faz necessário explorar esses artefatos em práticas pedagógicas, para que o ensino e aprendizagem sejam significativos, prazerosos e contextualizados com a contemporaneidade. Assim, o problema desta pesquisa consiste em desvendar: De que forma os artefatos analógicos e digitais potencializam os multiletramentos no processo de alfabetização para os letramentos em Rio Preto da Eva, Amazonas? O objetivo geral da pesquisa é: Compreender os multiletramentos construídos em Rio Preto da Eva, estado do Amazonas, no processo de alfabetização para o letramento, a partir de artefatos analógicos e digitais. A dissertação está inserida na linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNILASALLE. A pesquisa caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação, de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, desenvolvida em duas etapas, a primeira etapa: Leitura da Realidade, onde foram realizadas atividades de: Roda de conversa com os estudantes do 2º ano A, B e C; Aplicação de avaliação diagnóstica do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd; Exploração de artefatos analógicos e digitais. A segunda etapa: Interpretação da realidade, desenvolvida a partir das seguintes atividades: Identificação dos níveis das hipóteses de leitura e escrita dos estudantes nos resultados das avaliações diagnósticas - CAEd; Reflexão sobre a exploração e interação dos participantes da pesquisa com os artefatos analógicos e digitais; Os multiletramentos construídos em Rio Preto da Eva. Portanto, a pesquisa apresenta-se na seguinte estrutura: Origem da Pesquisa destacando sua relevância pessoal-profissional, relevância acadêmico-científica e relevância social sobre a temática, em seguida traz os diálogos entre autores sobre os conceitos voltados à alfabetização, letramento, multiletramentos e artefatos analógicos e digitais, perpassando pelo caminho metodológico da pesquisa, apresentando as análises dos resultados, análises das atividades de intervenção pedagógica e suas contribuições para o processo de alfabetização, finalizando com as considerações finais e referências adotadas na pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e e letramento | pt_BR |
dc.subject | Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Amazonas | pt_BR |
dc.title | O processo de alfabetização para os letramentos por meio de artefatos: os multiletramentos em Rio Preto Da Eva no estado do Amazonas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Backes, Luciana | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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