Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/572
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKurylak, Edson Luís-
dc.date.accessioned2016-10-19T23:17:04Z-
dc.date.available2016-10-19T23:17:04Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/572-
dc.description.abstractO tema da presente dissertação versa sobre formação pessoal do educador pela via corporal, uma inovação pedagógica, como uma alternativa a mais em sua preparação profissional. Através de participação ativa, percebemos a importância desta formação como complemento à formação teórica, sendo importante para a prática pedagógica do educador. O objetivo foi buscar a relevância da formação pessoal pela via corporal, através de pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, com fundamentação na vertente da Psicomotricidade Relacional sob o viés da formação pessoal pela via corporal, vertente essa inovadora dentro dos conceitos pedagógicos e, também, a relevância de uma formação acadêmica construída com base na vivência, através do corpo-próprio em atividades lúdicas e de sensibilização que ultrapassam os projetos curriculares das licenciaturas que são as relações pedagógicas, por meio do autoconhecimento de nossas possibilidades e limitações enquanto ser humano para que assim possamos entender as decisões e reações de nossos alunos e, acima de tudo, poder analisá-las e interpretá-las.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is about training staff educator through body, as a resource to more professional in their preparation. Through my active participation realized the importance of this training in addition to training for the important theoretical and practical training with children. The objective was to get through the type of qualitative research in the ethnographic-based Relational Psicomotricidade part of the bias in the body through staff training, innovative element within the educational concepts, and also the relevance of an academic education built on experience through body-esteem through recreational activities and awareness projects that go beyond the curriculum of graduates who are teaching through the relationship of self to our potential and limitations so that we can understand the decisions and reactions of our students and, above all, power analyze them and interpret them.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação Pessoalpt_BR
dc.subjectPsicomotricidade relacionalpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA formação pessoal do educador pela via corporal: uma inovação pedagógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorKronbauer, Luis Gilbertopt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elkurylak.pdf910,87 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.