Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/572
Autor(es): Kurylak, Edson Luís
Título: A formação pessoal do educador pela via corporal: uma inovação pedagógica
Palavras-chave: Formação Pessoal;Psicomotricidade relacional;Brincar;Currículo
Data do documento: 2009
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: O tema da presente dissertação versa sobre formação pessoal do educador pela via corporal, uma inovação pedagógica, como uma alternativa a mais em sua preparação profissional. Através de participação ativa, percebemos a importância desta formação como complemento à formação teórica, sendo importante para a prática pedagógica do educador. O objetivo foi buscar a relevância da formação pessoal pela via corporal, através de pesquisa qualitativa do tipo etnográfico, com fundamentação na vertente da Psicomotricidade Relacional sob o viés da formação pessoal pela via corporal, vertente essa inovadora dentro dos conceitos pedagógicos e, também, a relevância de uma formação acadêmica construída com base na vivência, através do corpo-próprio em atividades lúdicas e de sensibilização que ultrapassam os projetos curriculares das licenciaturas que são as relações pedagógicas, por meio do autoconhecimento de nossas possibilidades e limitações enquanto ser humano para que assim possamos entender as decisões e reações de nossos alunos e, acima de tudo, poder analisá-las e interpretá-las.
The theme of this dissertation is about training staff educator through body, as a resource to more professional in their preparation. Through my active participation realized the importance of this training in addition to training for the important theoretical and practical training with children. The objective was to get through the type of qualitative research in the ethnographic-based Relational Psicomotricidade part of the bias in the body through staff training, innovative element within the educational concepts, and also the relevance of an academic education built on experience through body-esteem through recreational activities and awareness projects that go beyond the curriculum of graduates who are teaching through the relationship of self to our potential and limitations so that we can understand the decisions and reactions of our students and, above all, power analyze them and interpret them.
Orientador(es): Kronbauer, Luis Gilberto
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elkurylak.pdf910,87 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.