Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/580
Autor(es): Rupolo, Ivone
Título: A dialética teoria-prática na formação docente aporte teórico e Estudo de Caso
Palavras-chave: Formação do professor;Relação teoria-prática;Prática reflexiva;Ensinar;Aprender
Data do documento: 2010
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: No presente estudo, expressam-se ideias e proposições resultantes de reflexão e posicionamento sobre a formação do professor. Mostra-se a formação do professor como um processo interativo e dinâmico e que não se constrói por acúmulo de conhecimento, mas por meio da interação e da reflexão crítica da realidade. A formação que envolve as dimensões pessoal, social e profissional do professor é que mantém uma relação de reciprocidade e de interação com a realidade em que habita. Desse modo, a prática educativa exige atitude reflexiva e crítica, a qual enriquece a teoria e dá suporte à prática docente, em que o aprender e o ensinar se constituem em permanente reconstruir a prática pedagógica, a qual pressupõe a constante interação da teoria com a prática educativa, em realidades por vezes contraditórias; não, porém, contrárias, mas que se complementam e buscam interagir entre si, para alcançar os resultados no ensino-aprendizagem, de acordo com as finalidades do desenvolvimento intelectual, de capacidades produtivas e de formação humana da pessoa.
In this study, some ideas and proposals arising from the reflection and positioning of teacher education are expressed. The formation of the teacher is shown as an interactive and dynamic process and that is not built by the accumulation of knowledge, but through the interaction and critical reflection of reality. The teacher education, which involves personal, social and professional dimensions, is a relationship of reciprocity and interaction with his/her reality. Thus, the educational practice requires a reflective and critical attitude, which enriches theory and supports the teaching practice, in which learning and teaching constantly rebuild the pedagogical practice, which requires the constant interaction of educational theory and practice in realities that are sometimes contradictory, not opposed, but that complement each other and seek interaction to achieve results in teaching and learning in accordance to the purposes of intellectual development, productive capacities and the human formation of the person.
Orientador(es): Kronbauer, Luiz Gilberto
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
irupolo.pdf565.96 kBpdfVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.