Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/626
Authors: Fialho, Bruno Passos
Title: Tecnologias de informação e comunicação na escola: contradições e elementos de aprendizagem
Keywords: Tecnologias de comunicação e informação;Ensino;Escola
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: O presente trabalho busca investigar os impactos das tecnologias de informação e comunicação na educação, mais especificamente em uma sala de aula do ensino fundamental. Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Culturas, Lingua-gens e Tecnologias na Educação” e ao grupo de Pesquisa NETE (Núcleo de Estu-dos sobre Tecnologias na Educação), do Centro Universitário La Salle - Unilasalle, e objetiva reconhecer as transformações que as tecnologias de informação e comuni-cação causam em nossa sociedade e, especialmente, como estas atingem as crian-ças e os jovens nas escolas brasileiras. Nesta perspectiva, compreendemos que a educação necessita refletir acerca das problemáticas que surgem com a inserção das tecnologias de informação e comunicação nas salas de aula, possibilitando a ampliação dos horizontes em termos de percursos e elementos do contexto educa-cional. A pesquisa analisa o impacto que as tecnologias podem causar no cotidiano de educandos do Ensino Fundamental e quais perspectivas precisam ser utilizadas para aproximar professores e alunos neste mundo digital. O trabalho pautou-se em autores identificados com o tema proposto, como Manuel Castells, Pierre Lévy, Venn & Vrakking, Marck Prensky, Paulo Freire, Bruno Pucci, Hugo Assmann, Lucia Santa-ella, Theodor Adorno, entre outros. Em relação à metodologia, utilizamos o diálogo com os procedimentos etnográficos por melhor adequar-se às expectativas e situa-ções da pesquisa, tendo em vista a pluralidade dos sujeitos envolvidos culturalmente no cotidiano escolar. A pesquisa foi constituída por um levantamento bibliográfico do estado da arte sobre o assunto e, posteriormente, por uma amostra do que se fez na prática educativa, tal como se revela nas interações complexas do ensino, refletindo sobre as relações de aprendizagem viabilizadas pelas tecnologias. O estudo mostra como o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) influencia e entre-cruza olhares sobre os processos de aprendizagem na atualidade, contextualizando problemas e possibilitando a ressignificação dos conhecimentos no plano da ação escolar.
This paper investigates the impact of information and communication technol-ogies in education, more specifically in a classroom of elementary school. This rese-arch is linked to the line of research "Cultures, Languages and Technologies in Edu-cation", Master of Education of La Salle University Center - Unilasalle, and aims to recognize the changes that information and communication technologies cause in our society and, especially, as these affect children and young people in Brazilian schools. In this perspective, we understand that education needs to reflect on the problems that arise with the integration of information and communication technolo-gies in classrooms, enabling the expansion of the horizons in terms of pathways and elements of the educational context. The research analyzes the impact that techno-logy can have on the everyday elementary school students and which perspectives need to be used to bring teachers and students in this digital world. The paper was guided in authors identified with the proposed theme, as Manuel Castells, Pierre Lévy, Venn & Vrakking, Marck Prensky, Paulo Freire, Bruno Pucci, Hugo Assmann, Lucia Santaella, Theodor Adorno, among others. Regarding the methodology, we used the dialogue with ethnographic procedures to better adapt to the expectations and situations of the research, given the plurality of the subjects involved culturally in everyday school life. The research consisted of a literature review of the state of art on the subject and, subsequently, by a sample of what was done in the educational practice, as revealed in the complex of teaching interactions, reflecting on the lear-ning relationships made possible by technology. The study shows how the use of information and communication technologies (ICT) influences and intersects looks on learning processes today, contextualizing issues and enabling the redefinition of knowledge in terms of school action.
metadata.dc.contributor.advisor: Elaine, Conte
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bpfialho.pdf6,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.