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Authors: Flores, Cristine Gabriela de Campos
Title: Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso
Keywords: Religiosidade;Drogas;Adolescência;Canoas;Proteção
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: Existem diversos estudos que indicam os fatores de risco relacionados ao uso de drogas, entre eles, está a adolescência, considerada um período de maior vulnerabilidade. No entanto, pesquisas atuais estão interessadas em conhecer os fatores promotores de saúde e proteção, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de comportamentos de risco, mesmo em situações de vulnerabilidade. Nessa perspectiva, a religiosidade vem sendo identificada como fator protetor ao uso de drogas; mas, apesar disso, pouco se sabe sobre os mecanismos causais desse importante fenômeno. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa buscou investigar as dimensões pedagógicas das práticas religiosas de um grupo de adolescentes pertencentes a uma igreja evangélica do município de Canoas/RS, que atuam na proteção ao uso de drogas na adolescência. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens que atuam como líderes do grupo de adolescentes da instituição religiosa participante da pesquisa. Esse contexto caracteriza a pesquisa como um estudo de caso. Para a análise dos dados, utilizaram-se os princípios da grounded-theory, ou teoria fundamentada nos dados. Dessa forma, foram observadas quatro dimensões pedagógicas nas práticas religiosas do grupo participante da pesquisa, que poderiam atuar de maneira protetiva ao uso de drogas na adolescência. São elas: educação para o apoio social, educação para a autorregulação, educação para o entretenimento consciente e educação para a espiritualidade. Os resultados da pesquisa apontam a relevância do tema para a saúde pública e para a possibilidade da inserção das dimensões pedagógicas, encontradas nesse contexto religioso, em programas educativos de prevenção ao uso de drogas na adolescência. Por fim, destaca-se a importância da realização de estudos semelhantes em outros contextos e grupos religiosos.
There are several studies which indicate the risk factors associated to drug use; among them is a teenager, which is considered a vulnerable period. However, current researches are interested in knowing the factors that promote health and protection, in order to prevent the development of risk behaviors, even in situations of vulnerability. From this perspective, religion has been identified as a protective factor to drug use; but about it, little is known about the causal mechanisms of this important phenomenon. Based on this assumption, the present study aimed to investigate the pedagogical dimensions from religious practices of a teenagers group from an evangelical church in Canoas city/RS, acting in adolescent protection against drug use. For this, semi-structured interviews were conducted with six young men who act as adolescent group leaders in a religious research participant institution. This context characterizes the research as a case study. For data analysis, we used the principles of grounded-theory. Thus, there were four pedagogical dimensions in the participant religious practices of the research group that could act in a protective way to drug use in adolescence. They are: education for social support, education for self-regulation, education for conscious entertainment and education to spirituality. The survey results point to the importance of the topic to public health and the possibility of integrating pedagogical, found that religious context in educational programs to prevent drug use in adolescence. Finally, it highlights the importance of conducting similar studies in other contexts and religious groups.
metadata.dc.contributor.advisor: Pauly, Evaldo Luis
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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