Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/725
Autor(es): Müller, Alcione
Título: Princípios de boas práticas de gestão escolar a partir de uma escola da região metropolitana de Porto Alegre
Palavras-chave: Gestão Escolar;Boas Práticas de Gestão;Educação Básica;Administração de Unidades Educativas
Data do documento: 2016
Editor: Centro Universitario La Salle
Resumo: A pesquisa tem como temática investigativa a gestão escolar e os princípios das boas práticas. Está ligada à linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do programa de Pós-graduação em educação do Centro Universitário La Salle. Tem por objetivo identificar e analisar os princípios das boas práticas em gestão escolar desenvolvidas em uma escola municipal de ensino fundamental da região metropolitana de Porto Alegre. A investigação é do tipo Estudo de Caso com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa são equipe gestora, professores, funcionários, familiares, alunos e comunidade externa. Para a coleta de dados são utilizados o diário de campo, relatos de experiências, documentos, recortes de notícias e diálogos em grupos com roteiro, os quais são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O referencial teórico desta dissertação está apoiado em Lück (2011; 2013a, 2013b, 2013c, 2014a), Libâneo (2013), Paro (2000, 2012, 2016), Freire e Horton (2003). A partir da análise e discussão dos dados, a pesquisa resultou nas seguintes categorias para as boas práticas de gestão escolar: o princípio da participação é sustentado pela gestão democrática pela associação em torno de uma missão e benefícios na solução de problemas. O princípio dos projetos pautado na possibilidade de ação coletiva, resposta a uma necessidade, fazer pedagógico contínuo e apoio externo. Por fim, o princípio das parcerias consumado na construção dos professores, universidade produtora de práticas e teorias e colaboradores de uma escola sustentável. A conclusão é que a escola é promotora de boas práticas de gestão considerando o trinômio participação-projetos-parcerias. Cria-se um elo interinstitucional com vistas à promoção da comunidade e das pessoas. Palavras-chave: Gestão Escolar; Boas Práticas de Gestão; Educação Básica; Administração de Unidades Educativas.
The research has as investigative theme the principles of the good practices of school management developed in a public school of basic education located in the metropolitan region of Porto Alegre. The investigation is of the Case Study type with a qualitative approach. The research participants are teachers, students, employees (technicians and services), family members, a society representative and the management team. For the data collection, the field diary, experience reports, documents, news retellings and semistructured dialogues are used, which will be analyzed based on the Bardin Content Analysis Technique (2016). The theoretical basis of this dissertation is supported by Lück (2011, 2013a, 2013b, 2013c, 2014a), Libâneo (2013), Paro (2000, 2012, 2016), Freire and Horton (2003). Based on the analysis and discussion of the data, the research resulted in the following categories for good school management practices: the principle of participation is sustained by democratic management by the association around a mission and benefits in problem solving. The principle of the projects based on the possibility of collective action, response to a need, continuous pedagogical and external support. Finally, the principle of partnerships consummated in the formation of teachers, a university that produces practices and theories and collaborators of a sustainable school. The conclusion is that the school is promoter of good management practices considering the trinomial participation-projectspartnerships. An inter-institutional link is created to promote community and people.
Orientador(es): Fossatti, Paulo
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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