Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/747
Autor(es): Koetz, Juliana
Título: Modelo para um processo de descarte de resíduos em um centro de distribuição de uma rede de hipermercados
Palavras-chave: Diagnóstico ambiental;Prognóstico ambiental;Gestão de resíduos
Data do documento: 2016
Editor: Unilasalle
Citação: KOETZ, Juliana. Modelo para um processo de descarte de resíduos em um centro de distribuição de uma rede de hipermercados. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2016 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/747. Acesso em: 19 jul. 2016.
Resumo: Esta pesquisa relaciona-se a um diagnóstico e um prognóstico, com a proposição de implantaçao de um modelo de gestão de resíduos sólidos. Em um Centro de Distribuição de uma das unidades de uma empresa multinacional, com lojas estabelecidas em todo o país, foram usadas ferramentas tais como ações e procedimentos internos. A partir do diagnóstico foram detectados os pontos de deficiências na separação do descarte. Com o prognóstico, foram sugeridas as mudanças necessárias para a adequação e o aprimoramento das ações de gerenciamento de seus resíduos sólidos. Com a inserção das ações propostas, a conduta da empresa foi modificada. Os ajustes realizados transformaram o cenário positivamente. Com baixo custo de e medidas simplificadas, a metodologia utilizada resultou em uma diminuição dos custos operacionais. Pode-se avaliar esta, através da redução da geração de resíduos em 50%, como reflexo na diminuição dos custos diante da necessidade de somente contratar o uso de um dos dois contaieners existentes destinado a coleta desses rejeitos. A empresa considerou que a metodologia proposta colocoou em prática o modelo sugerido promoveu o que esta diminuição significativa na geração de resíduos. A empresa tornou-se comprometida com a gestão de resíduos sólidos e as causas socioambientais. Estas medidas proporcinaram um ambiente de trabalho saudável aos seus funcionários, efetivamente atendendo a legislação ambiental vigente. Os resultados permitiram estabelecer e implantar um modelo adequado de gestão de resíduos sólidos pertinente ao perfil da empresa, que atendeu as demandas existentes pesquisadas no dignóstico.
Orientador(es): Sabedot, Sydney
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jkoetz.pdf899.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.