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dc.contributor.authorThiecker, Gabriele Daianapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-14T18:17:20Z-
dc.date.available2018-08-14T18:17:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/907-
dc.description.abstractA Educação Integral no Brasil vem se configurando através de programas federais. O Programa Mais Educação é um dos exemplos dessas iniciativas, que opera no contraturno do ensino escolar público. As diretrizes do Programa evidenciam que entre outros elementos pedagógicos, esse intenciona envolver a comunidade e os responsáveis pelos educandos e, portanto, sugere a necessidade de identificar e compreender como se dá (ou não) o trabalho educativo com as famílias. O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação do Unilasalle e tem por objetivo investigar as práticas dos educadores com famílias na perspectiva da bioecologia do desenvolvimento humano e dos princípios da Educação Social no contexto do cotidiano do Programa Mais Educação. A pesquisa possui como base teórica e metodológica os princípios de Urie Bronfenbrenner e os preceitos da Pedagogia Social. Os dados foram coletados em duas escolas municipais de duas cidades da Grande Porto Alegre/RS. A metodologia do estudo é qualitativa, com as seguintes estratégias metodológicas: observações de campo sistemáticas e entrevistas semiestruturadas com educadores. Os resultados têm por base a análise das observações realizadas e as percepções dos educadores. Ficou evidenciado o distanciamento dos responsáveis pelos educandos no cotidiano das atividades do Programa Mais Educação. Tal fato ressalta que as diretrizes do Programa não são cumpridas na íntegra e podem refletir no desenvolvimento dos educandos. A Educação Social embasa as práticas socioeducativas dos educadores nesta estratégia de Educação Integral no Brasil a partir do estabelecimento de vínculos e de um olhar social para os participantes dos programas de complemento educativo.pt_BR
dc.description.abstractFull Time Schooling in Brazil has been developed by federal programs. The program intitled “Mais Educação” is one of the examples of these initiatives which operates in “counter shift” of public school teaching. The guidelines of the Program evidence that among other pedagogical elements, this one intends to involve the community and the care takers responsible for the students, and therefore, it suggests the need to identify and understand how the educational work with families operates. This study is inserted in the line of Management, Education and Public Policy Research, the Postgraduate Education Program Unilasalle and the objective to investigate the educators´ practices with families in the perspective of bioecology of human development and the principles of Social Education in the context of the Program “Mais Educação” and its routines. The research has as theoretical and methodological basis the principles of Urie Bronfenbrenner and Social Pedagogy. The data were collected in two municipal schools of two cities from the metropolitan city of Porto Alegre-RS. The methodology of the study was qualitative with the following strategies: systematic field observation and semi-structured interviews with educators. The results have as basis the observations made and the analysis of teachers’ perception. It was evident the distance of the student´s responsibles at the routine of the activities of the Program Mais Educação. Such fact highlights that the guidelines of the Program are not followed and can have effects in the development of the students. Social Education serves as a basis to the social and educational practices of teachers at the strategy of Full Time Education in Brazil and establishes links and a sociallook towards the participants of these programs of compensatory education.pt_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro Universitário La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectTrabalho educativo em tempo integralpt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o trabalho educativo com famílias no programa mais educação sob as perspectivas ecológica e da educação socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorYunes, Maria Angela Mattarpt_BR
dc.degree.localCanoas/RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu)pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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