Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/913
Autor(es): | Cheruti, Luciana Josélia Corrêa |
Título: | A prática de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública municipal |
Palavras-chave: | Educação;Alfabetização;Ensino fundamental;Aspectos legais;Prática docente |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | Esta investigação, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias
e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro
Universitário La Salle - Unilasalle – tem como objetivo analisar a correlação entre os
aspectos legais, as orientações do MEC e a prática da alfabetização, em uma turma
de 1° ano, numa escola da rede pública municipal de Novo Hamburgo/Rio Grande
do Sul. Os principais aportes teóricos utilizados advêm de autores como Piaget
(1990), Vygotsky (1994), Freire (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2000),
Soares (2003), Nóvoa (2006) e Arroyo (2007). Este estudo tem cunho metodológico
qualitativo, optando-se pelo estudo de caso. A coleta de dados ocorreu em uma
escola de ensino público municipal, por meio de entrevista semiestruturada,
observações e anotações no diário de campo. A análise dos dados foi realizada
tendo como base a análise de conteúdo proposta por Bardin (1988). Ao longo da
pesquisa, verificou-se que há lacunas entre os discursos e a prática da alfabetização
no ensino fundamental. Percebeu-se a inquietude da professora em priorizar a
alfabetização através da ludicidade. Também se evidenciou uma preocupação por
parte da educadora no que diz respeito às dificuldades encontradas no que
concerne às diferenças sociais e ao acesso ao universo letrado das famílias,
acarretando impasses para a evolução da aquisição da leitura e da escrita.
Entretanto, constatou-se que, apesar da escola oportunizar condições tanto em
termos ambientais quanto de recursos de ensino, os mesmos não foram utilizados
de forma a explorar toda a gama de possibilidades que apresentavam. Concluiu-se,
ao longo da pesquisa, que há lacunas entre os discursos e o fazer pedagógico, bem
como um distanciamento entre a teoria e a prática da alfabetização no ensino
fundamental. Devido a esses entendimentos, nota-se que muito se tem a pesquisar
e a refletir sobre o assunto, e que mais estudos sobre o tema devam ser realizados. This study is inserted in a research line called “Teachers formation, teaching practice and theory” of the postgraduate program in education of La Salle University and analyzes the correlation among the legal aspects, MEC (Ministry of Education and Culture) guidelines and the literacy practice, in the first year of an elementary school in the city of Novo Hamburgo. The main theoretical contributions used, come from authors such as: Piaget (1990), Vygotsky (1994), Freire (2001), Ferreiro e Teberosky (1999), Mortatti (2000), Soares (2003), Nóvoa (2006) and Arroyo (2007). This work has a qualitative methodological nature, using a case study. The data collection has taken place in a public school in the city of Novo Hamburgo, through semi-structured interviews, observations and notes in a field diary. The data analysis was carried out based on analysis proposed by Bardin (1988). During the research, it has been verified that there is a gap between the speech and the literacy practice in regards to the elementary school. It was perceived the attention of the teacher in prioritize the literacy process through playfulness. It was noticed that the teacher emphasizes what regards to the social disparities and to the families literacy universe leading to difficulties to the acquisition of reading and writing material. However, it was found that although the school gave the resources and a good ambience they were not used in a way to explore the whole opportunities that they gave. It was concluded, along the research, that there are plenty of gaps between the speeches and the pedagogical actions, as well as a detachment between the theory and literacy practice in the elementary school. Due to these understandings, it follows that there is still a lot to be searched and reflected about the subject, and that more studies concerning these matters should be carried out. |
Orientador(es): | Silva, Denise Regina Quaresma da |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ljccheruti.pdf | 978,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.