dc.contributor.author |
Rodrigues, Juliana Martins |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Conte, Elaine |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2019-10-17T17:13:28Z |
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dc.date.available |
2019-10-17T17:13:28Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1218 |
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dc.format.mimetype |
application/pdf |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Editora Unilasalle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.title |
Os benefício da creche para o desenvolvimento da primeira infância [capítulo de livro] |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Parte I: a docência nas séries iniciais, os desafios da inclusão, da tecnologia e o significado da família na aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Capítulo de livro |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas, BR |
pt_BR |
dc.publisher.country |
BR |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Capítulo 5 aborda a temática dos Benefícios da creche para o desenvolvimento da primeira infância e é de autoria de Juliana Martins Rodrigues e Elaine Conte. O estudo faz uma leitura das modificações em andamento no campo da Educação Infantil, bem como identifica a trajetória desse universo de pesquisa no Brasil. Tratase de verificar as contribuições da Educação Infantil para o desenvolvimento da criança de primeira infância e os fatores que ainda desvalorizam o professor desse campo de atuação. Assim, as autoras objetivam revisar a herança e o legado histórico sobre as mudanças na percepção da Educação Infantil, apresentando conceitos sobre o desenvolvimento da criança que está na primeira infância. Os resultados apontam avanços em relação ao cuidado
assistencial das crianças nos espaços de Educação Infantil, visto que há leis e recursos amparando o acesso das crianças, o sentido pedagógico das instituições e privilegiando o atendimento pedagógico atrelado ao cuidar. Ainda há muitos preconceitos e lacunas culturais que precisam ser reavaliadas, mas que somente com o esforço conjunto dos profissionais da área da Educação Infantil será possível essa mudança e recuperação do valor do professor e do sentido da educação na sociedade. |
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