DSpace Repository

Docência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional? [capítulo de livro]

Show simple item record

dc.contributor.author Hochnadel, Simone Borges pt_BR
dc.contributor.author Conte, Elaine pt_BR
dc.date.accessioned 2019-10-17T18:54:47Z
dc.date.available 2019-10-17T18:54:47Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1220
dc.format.mimetype application/pdf en
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Editora Unilasalle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.title Docência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional? [capítulo de livro] pt_BR
dc.title.alternative Parte I: a docência nas séries iniciais, os desafios da inclusão, da tecnologia e o significado da família na aprendizagem pt_BR
dc.type Capítulo de livro pt_BR
dc.degree.local Canoas, BR pt_BR
dc.publisher.country BR pt_BR
dc.description.resumo O Capítulo 7 é de autoria de Simone Borges Hochnadel e Elaine Conte. Sob o título Docência compartilhada: possibilidade de inovação e ressignificação da atuação profissional?, as autoras analisaram as contribuições da docência compartilhada, como caminho de reinvenção e renovação da atuação educativa, transformando e potencializando as relações entre os professores na realidade socioeducacional, como também contribuir significadamente no sucesso do ensino e aprendizagem dos educandos. Segundo afirmam as pesquisadoras, essa mudança já se faz necessária há muito tempo, pois a educação em seu exercício docente apresenta uma tendência ao ensino solitário e individualista, que leva ao conformismo de iniciativas, à passividade disciplinar e consequentemente, ao insucesso de iniciativas coletivas e participativas dos educadores e educandos. Tendo em vista as inúmeras perplexidades e polêmicas da atuação pedagógica no mundo educacional, com turmas grandes e de diferentes perfis e fases de desenvolvimento, é necessário buscar alternativas na formação de professores, por meio da docência compartilhada como potencialidade sedutora para que os professores continuem aprendendo conjuntamente e potencializem as interações e metamorfoses do conhecimento no campo da educação. O estudo reafirma a importância da docência compartilhada e sua potencialidade no ensino que se torna mais humanizado, contribuindo para o sucesso do ensino e da aprendizagem dos educandos e, sobretudo, porque provoca o ato de ação-reflexão dos docentes. Essa atitude por parte dos educadores exige o repensar das propostas pedagógicas, assim como, na escolha e reelaboração dos materiais didáticos e diferentes situações de aprendizagem. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account