Abstract:
Neste ano de 2020, a pandemia da Covid-19 de forma abrupta forçou um isolamento
social mundial. Neste cenário, a pesquisa teve o objetivo de investigar os pontos
positivos e negativos deste afastamento social e entender quais as adaptações que
ocorreram com os colaboradores de uma agência bancária, de capital aberto, localizada
na cidade de Porto Alegre-RS, para adesão a este novo modelo de trabalho. Para
obtermos uma melhor percepção dos colaboradores e da organização quanto aderência
do teletrabalho, foi utilizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas
semi-estruturadas, a partir da qual irá ser apresentado um diagnóstico das percepções
dos funcionários da agência bancária em relação à nova rotina de teletrabalho
Perceber-se que no ponto de vista dos colaboradores o teletrabalho veio como uma
forma de proteção devido ao novo coronavírus, mas, que enxergam muitas melhorias
que a organização poderia vir a realizar neste período para facilitar a adesão a nova
modalidade de serviço.
Description:
Segundo consultoria Hays (2018) O teletrabalho se encontra cada vez mais 2
popular e vem em uma crescente mundial de 31% para 51% de 2017 para 2018 e
seguiu a tendência no ano de 2019. Conclui, pontuando a retenção de talentos como
um dos aspectos positivos da aderência das organizações ao teletrabalho.