Abstract:
Na construção civil há grandes conflitos e desafios de comunicação, conhecimento, interesse
e objetivo em relação à equipe de trabalho da obra. Contudo, uma maneira adequada de lidar com
cada indivíduo é estimular a capacidade para enfrentar as limitações e expectativas da empresa. Neste
contexto, está inserida a empresa denominada “Alfa”, do segmento da construção civil, que optou por
implementar o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 com o objetivo de aperfeiçoar e padronizar
os processos interno e externo da empresa. Além disso, aumentar o gerenciamento da empresa com a
conscientização e a percepção do funcionário em relação aos desejos da empresa à qualidade da obra
e, principalmente, atuar como fator motivacional do colaborador. Para tanto o objetivo do presente
trabalho foi analisar o processo de planejamento e execução dos empreendimentos da empresa em prol
da qualidade e a partir do Percentual do Planejamento Concluído (PPC) verificar a percepção perante a
qualidade e os aspectos mais relevantes na gestão que contribua para a maior eficiência do processo. Foi
realizado um estudo de caso na empresa Alfa, com as seguintes técnicas de coletas de dados: (a) análise dos
documentos correlacionado são planejamento; (b)observação do autor; (c) entrevistas com profissionais
envolvidos com o processo. O principal resultado desta pesquisa a partir da análise esta relacionado a
melhorar o processo da qualidade com base nas entrevistas com profissionais envolvidos no processo.