Abstract:
Neste artigo trabalhou-se a importância do vocabulário na aquisição de língua
inglesa como segunda língua dando-se especial ênfase às collocations. Foi
abordada a definição de collocation, a diferenciação entre collocations, phrasal
verbs, idioms e compound nouns assim como a relevância de saber identificá-los e
categorizá-los. Foram apresentados exemplos de collocations que têm tradução
direta para o PB, collocations cujas tradução não é literal e ainda collocations que
não têm expressões correspondentes em PB. Desenvolveram-se também atividades
para exemplificar como trabalhar o tópico com alunos aprendizes de inglês como
segunda língua. Collocations não são exclusivas do inglês, mas são comuns a todas
as línguas e, por isso, o modo como as collocations são formadas pode envolver
questões culturais. O conhecimento do vocabulário é muito importante para
desenvolver naturalidade ao se expressar em inglês como segunda língua. Por isso,
compreender as collocations como unidades lexicais específicas, assim como saber
identificá-las em um texto, aumentará o vocabulário do aprendiz. As collocations,
assim como idioms e phrasal verbs, são recorrentes e necessárias para a
comunicação diária e, dessa forma, ter acesso a esse vocabulário aumentará o
poder de comunicação do aprendiz.