dc.contributor.author |
Pires, Thomaz Wotrich |
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dc.date.accessioned |
2021-08-06T14:16:38Z |
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dc.date.available |
2021-08-06T14:16:38Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
PIRES, Thomaz Wotrich. Estratégias de marketing de relacionamento no ambiente e-commerce em época de pandemia. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1956. Acesso em: 06 ago. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/1956 |
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dc.description.abstract |
O marketing de relacionamento tornou-se cada vez mais necessário no meio
organizacional uma vez que o relacionamento se baseia na aproximação contínua
em prol da satisfação e manutenção de clientes. Frente a realidade apresentada, o
avanço das plataformas on-line corrobora para a utilização de tais estratégias
tornando-se essenciais para criar vínculo e consequentemente fidelizar clientes que
consomem nestes canais, uma vez que a pandemia da Covid-19 desencadeou a
expansão do meio online. Diante do exposto, o estudo em questão elencou como
objetivo geral conhecer as principais estratégias de marketing de relacionamento
com o cliente utilizadas por empresas da região Metropolitana de Porto Alegre/RS
que atuam na plataforma e-commerce e, visando atender o objetivo geral,
delinearam-se os seguintes objetivos específicos: reconhecer o perfil das empresas
pesquisadas; identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelas mesmas no
ambiente online; e reconhecer as ações mais eficientes de relacionamento utilizadas
por elas neste ambiente de vendas. A metodologia empregada neste estudo foi a
pesquisa quantitativa, exploratória e bibliográfica onde a pesquisa foi enviada on-line
ao público-alvo pesquisado. Como principais resultados obtidos destaca-se o fato de
que em meio a pandemia, as empresas pesquisadas aumentaram seus
investimentos em novas tecnologias e o marketing de relacionamento está se
mostrando eficaz, facilitando a comunicação com o cliente. Nesse sentido, as
empresas estão utilizando as estratégias e ferramentas para garantir a fidelização
destes, tendo em vista a constante mudança dos mercados, principalmente em
momentos de crise como vivenciados no momento em decorrência da pandemia da
Covid-19. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade La Salle |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Marketing Relacional |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de relacionamento com o cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Fidelização |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
Vendas on-line |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias de marketing de relacionamento no ambiente e-commerce em época de pandemia |
pt_BR |
dc.type |
Trabalho de Conclusão |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Duarte, Cristiane |
pt_BR |
dc.degree.local |
Canoas |
pt_BR |
dc.description |
No mundo globalizado e em constante mudança no qual as organizações
estão inseridas, a internet promove a facilidade de comprar ou de se comunicar sem
precisar sair de casa, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes
buscando produtos com maior qualidade e serviços que satisfaçam suas
expectativas (SALIBY, 1997). |
pt_BR |
dc.degree.graduation |
Administração |
pt_BR |