Abstract:
A presente pesquisa tem como fundamento a análise da condição, sobretudo, social,
das personagens protagonistas em Vidas secas (2020) e A terra dos meninos
pelados (2018), de Graciliano Ramos. A partir dessa análise é abordada a questão
da exclusão, identidade e cultura, considerando os motivos que tornaram as
personagens excluídas da sociedade. Assim, a pesquisa elaborada é de cunho
qualitativo com estudo bibliográfico, contemplando uma proposta pedagógica para
ser utilizada com um público de Ensino Fundamental ou Médio. Nota-se que os
escritos estudados são indispensáveis para o ensino de literatura, já que trata da
temática de exclusão social, uma causada pela situação econômica e outra pela
condição física e, ao mesmo tempo, diz respeito a indagações identitárias e culturais
desses indivíduos. Logo, por meio dessas premissas observadas foi válido sugerir
uma atividade baseada nessas narrativas, que trabalhe com exclusão, identidade e
cultura, para demonstrar a vasta diversidade do comportamento e estado humano
que nem todos possuem visão e, por fim, promover a inclusão social. Para este
estudo, temos como base teórica publicações de Cassier (2012), Fernandes (2020),
Pavloski (2012), Pio (2020), Silva (2000), entre outros.