DSpace Repository

Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais

Show simple item record

dc.contributor.author Dias, Sariane Boff
dc.date.accessioned 2021-08-12T14:35:15Z
dc.date.available 2021-08-12T14:35:15Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation DIAS, S. B. Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Letras - Português) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1999. Acesso em: 11 ago. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/1999
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como fundamento a análise da condição, sobretudo, social, das personagens protagonistas em Vidas secas (2020) e A terra dos meninos pelados (2018), de Graciliano Ramos. A partir dessa análise é abordada a questão da exclusão, identidade e cultura, considerando os motivos que tornaram as personagens excluídas da sociedade. Assim, a pesquisa elaborada é de cunho qualitativo com estudo bibliográfico, contemplando uma proposta pedagógica para ser utilizada com um público de Ensino Fundamental ou Médio. Nota-se que os escritos estudados são indispensáveis para o ensino de literatura, já que trata da temática de exclusão social, uma causada pela situação econômica e outra pela condição física e, ao mesmo tempo, diz respeito a indagações identitárias e culturais desses indivíduos. Logo, por meio dessas premissas observadas foi válido sugerir uma atividade baseada nessas narrativas, que trabalhe com exclusão, identidade e cultura, para demonstrar a vasta diversidade do comportamento e estado humano que nem todos possuem visão e, por fim, promover a inclusão social. Para este estudo, temos como base teórica publicações de Cassier (2012), Fernandes (2020), Pavloski (2012), Pio (2020), Silva (2000), entre outros. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Universidade La Salle pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Vidas secas pt_BR
dc.subject A terra dos meninos pelados pt_BR
dc.title Vidas Secas e a Terra dos Meninos Pelados: proposta pedagógica a partir de estudos identitários e culturais pt_BR
dc.type Trabalho de Conclusão pt_BR
dc.contributor.advisor Rosa, Lúcia Regina Lucas da pt_BR
dc.degree.local Canoas, RS pt_BR
dc.degree.graduation Letras - Português pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account