Abstract:
Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender o processo do empreendedorismo
transgeracional em empresas familiares.
Método: Este estudo foi baseado em uma pesquisa qualitativa por meio de três grupos
focais.
Originalidade/Relevância: Os aspectos relacionados ao empreendedorismo intergeracional
no contexto de empresas familiares têm chamado a atenção de pesquisadores focados
tanto no tema de empresas familiares quanto no de empreendedorismo. Logo, torna-se
relevante analisar como ocorre o empreendedorismo ao longo de diferentes gerações a fim
de superar a simplificação de pesquisas sobre o empreendedorismo no contexto dos
negócios familiares.
Resultados: Por meio deste estudo foi possível compreender as similaridades e diferenças
do empreendedorismo transgeracional em negócios familiares em relação a cinco tópicos:
relevância do fundador, desafios, governança e influência dos herdeiros que não estão
envolvidos na gestão dos negócios da família.
Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo apresenta proposições buscando
integrar o empreendedorismo no contexto dos negócios familiares, destacando o papel dos
fundadores, herdeiros, seus desafios e práticas de governança.