dc.contributor.author |
Ribeiro, Cristiele Magalhães |
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dc.date.accessioned |
2022-01-06T17:09:50Z |
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dc.date.available |
2022-01-06T17:09:50Z |
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dc.date.issued |
2016 |
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dc.identifier.citation |
RIBEIRO, C. M. A complexidade da felicidade na educação. In: Atena Editora. (org.). Comunicação e educação: laces e desenlaces. v. 2. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 142-154. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1638-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2339 |
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dc.description.abstract |
Este ensaio tem como objeto de estudo a produção de sentido do discurso da
reportagem Quando ensinar é uma guerra, publicada pela revista Veja, em 2009. Ao
utilizarmos como método os sete princípios do paradigma da complexidade, de Edgar
Morin, apontamos como considerações provisórias a presença da recursividade na ironia e
na agressividade das palavras proferidas no ambiente educacional, o conflito circular e
constante que sustenta as crenças dos públicos envolvidos e a representação da sociedade na
escola e desta na sociedade. De acordo com o discurso da reportagem analisada, o processo
de ensino torna-se mais eficiente se nas relações estabelecidas entre os atores envolvidos
com o processo de ensino houver um clima emocional positivo, o que tornará o ambiente de
ensino mais aprazível e envolvente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en_US |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Paradigma da complexidade |
pt_BR |
dc.title |
A complexidade da felicidade na educação [capitulo de livro] |
pt_BR |
dc.type |
Capitulo de livro |
pt_BR |