DSpace Repository

A complexidade da felicidade na educação [capitulo de livro]

Show simple item record

dc.contributor.author Ribeiro, Cristiele Magalhães
dc.date.accessioned 2022-01-06T17:09:50Z
dc.date.available 2022-01-06T17:09:50Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation RIBEIRO, C. M. A complexidade da felicidade na educação. In: Atena Editora. (org.). Comunicação e educação: laces e desenlaces. v. 2. Ponta Grossa: Atena, 2018. p. 142-154. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/resumos/R11-1638-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2339
dc.description.abstract Este ensaio tem como objeto de estudo a produção de sentido do discurso da reportagem Quando ensinar é uma guerra, publicada pela revista Veja, em 2009. Ao utilizarmos como método os sete princípios do paradigma da complexidade, de Edgar Morin, apontamos como considerações provisórias a presença da recursividade na ironia e na agressividade das palavras proferidas no ambiente educacional, o conflito circular e constante que sustenta as crenças dos públicos envolvidos e a representação da sociedade na escola e desta na sociedade. De acordo com o discurso da reportagem analisada, o processo de ensino torna-se mais eficiente se nas relações estabelecidas entre os atores envolvidos com o processo de ensino houver um clima emocional positivo, o que tornará o ambiente de ensino mais aprazível e envolvente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação pt_BR
dc.rights Open Access en_US
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Paradigma da complexidade pt_BR
dc.title A complexidade da felicidade na educação [capitulo de livro] pt_BR
dc.type Capitulo de livro pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account