dc.contributor.author |
Ribeiro, Cristiele Magalhães |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-06T18:35:47Z |
|
dc.date.available |
2022-01-06T18:35:47Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, C. M. A profissão docente no discurso da revista Veja: o estado do conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41., 2018, Joinville. Anais… Joinville: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-14. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-1330-1.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/11690/2342 |
|
dc.description.abstract |
Este ensaio consiste no mapeamento e análise das dissertações e teses publicadas no
Brasil que trataram, entre 1968 e 2018, sobre a representação da imagem da profissão
docente nas páginas da revista Veja. Para a análise documental das sete pesquisas
encontradas utilizamos o enfoque do paradigma da complexidade, de Edgar Morin,
considerando, em especial, os princípios recursivo, hologramático e dialógico. Nossas
considerações provisórias destacam que este veículo de comunicação de grande
circulação apresenta o profissional docente, em geral, com uma conotação negativa,
delega a ele objetivos que não são de sua única responsabilidade e deposita nele a
expectativa de o que o seu trabalho resulte em efetivo desenvolvimento da sociedade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Profissão docente |
pt_BR |
dc.subject |
Revista Veja |
pt_BR |
dc.title |
A profissão docente no discurso da revista Veja: o estado do conhecimento |
pt_BR |
dc.type |
Apresentação em Evento |
pt_BR |
dc.description |
Pesquisa apresentada no 41º Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2018. |
pt_BR |