DSpace Repository

Sala de aula invertida e interdisciplinaridade no contexto da educação híbrida

Show simple item record

dc.contributor.author Schreiber, Juliana Meregalli
dc.contributor.author Mantovani, Ana Margô
dc.contributor.author Vaz, Douglas
dc.contributor.author Silva, Mateus Arbo Martins da
dc.date.accessioned 2022-01-06T19:25:02Z
dc.date.available 2022-01-06T19:25:02Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation MANTOVANI, A. M. ; VAZ, D. ; SCHREIBER, J. M. ; SILVA, M. A. M. . Sala de Aula Invertida e Interdisciplinaridade no Contexto da Educação Híbrida.. In: 24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018, Florianópolis. 24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Florianópolis: Relato de Experiência inovadora, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/8653.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021. 30 nov. 2021. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/11690/2343
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma proposta didático-pedagógica desenvolvida no contexto da educação híbrida, vinculada à abordagem de flipped classroom ou sala de aula invertida, englobando metodologias problematizadoras e a interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas. Esta proposta está sendo aplicada nos cursos de graduação de uma Instituição de Educação Superior (IES) da rede privada. Discutimos as potencialidades pedagógicas da sala de aula invertida e a proposta didáticopedagógica apresentada. Os resultados preliminares dessa proposta são considerados satisfatórios e acenam para novas formas de construir o conhecimento, na perspectiva de o estudante assumir o protagonismo do seu processo de aprendizagem. Evidenciamos que a educação híbrida requer um estudante mais autônomo e colaborativo nesse processo e que compete ao professor e/ou tutor problematizar e mediar, de forma dialógica, as interações dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem e nos encontros presenciais. Para tal, é necessário promover sua participação individual e coletiva, auxiliando-o na contextualização do conhecimento e a intervir no cotidiano significativamente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Congresso Internacional ABED de Educação a Distância pt_BR
dc.subject Educação híbrida pt_BR
dc.subject Sala de aula invertida pt_BR
dc.subject Metodologia problematizadora pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.title Sala de aula invertida e interdisciplinaridade no contexto da educação híbrida pt_BR
dc.type Apresentação em Eventos pt_BR
dc.abstract Pesquisa apresentada no 24º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2018. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account