Abstract:
No presente resumo apresenta-se o relato de pesquisa de doutorado, em fase
inicial, no campo de estudos de memória social e bens culturais. Trabalhos recentes
(ALVARENGA, 2017, PARÍS-FOLCH, 2015, MATOS, 2006, entre outros) destacam
a pertinência e a carência de estudos que relacionem memória, gestão universitária
e patrimônio, especialmente o documental. Percebe-se que os documentos
acumulados por uma instituição são relevantes, significativos e reveladores para a
compreensão da memória institucional. Portanto, a investigação constitui-se em uma
primeira aproximação do objeto de estudo, no qual propõe-se como objetivo geral
discutir sobre como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),
compreendida como instituição complexa, se relaciona com sua própria memória,
tendo como foco os documentos arquivísticos em papel como suporte. Como
objetivo específico, busca-se analisar como a mesma gerencia seu patrimônio
documental arquivístico em papel, no âmbito das Unidades Acadêmicas. Em termos
metodológicos, propõe-se duas etapas de investigação: uma fase quantitativa, com
coleta de dados através de questionário aplicado a todas as Unidades Acadêmicas;
e uma fase qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas
com gestores de cinco Unidades Acadêmicas, escolhidas com base nas respostas
obtidas na primeira fase. Busca-se com esse trabalho oferecer um diagnóstico que
possa subsidiar ações que contribuam para a política de gestão documental da
Universidade.