Abstract:
A mulher, por não conseguir encontrar espaços dentro da esfera corporativa marcada por
práticas desiguais e atravessamentos por diferentes eixos de opressão, busca novos espaços
para abrir seu negócio. E mesmo fortalecidas pelos discursos contra hegemônicos, precisam
pensar estratégias para enfrentar os desafios e identificar as oportunidades. O objetivo desta
comunicação é identificar o perfil da mulher por tipo de empreendimento registrado ou não
registrado no CNPJ, na ocupação conta própria no trabalho no estado do Rio Grande do Sul e
na Região Metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de uma pesquisa documental que se utiliza
dos dados disponibilizados pelo Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Como
recorte no campo empírico, define-se o conjunto do estado do Rio Grande do Sul, assim como
a Região Metropolitana de Porto Alegre. O estudo tem uma estratégia de pesquisa
exploratória, visto que este tipo de pesquisa tem por finalidade desenvolver, esclarecer e
modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou
hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores.