Abstract:
A problemática da geração de resíduos é um desafio para a sociedade moderna.
É essencial o envolvimento de toda comunidade na busca de alternativas que diminuam
o acúmulo de resíduos e promovam ações sustentáveis. O objetivo do trabalho é avaliar o
conhecimento de professores da Educação Básica acerca da reutilização de resíduos sólidos.
Por meio da pesquisa bibliográfica, será contextualizado a problemática ambiental e exemplos
de como os resíduos sólidos podem ser reaproveitados, a fim de minimizar seu impacto
ambiental. O estudo demonstra ferramentas para sensibilização da população, referente ao
acúmulo e descarte irregular dos resíduos, através da abordagem da interdisciplinaridade.
Posteriormente, através da pesquisa de campo, será verificado o conhecimento de
professores, acerca da reutilização de resíduos sólidos. A amostra de pesquisa contou com
60 entrevistados, professores da Educação Básica de duas escolas municipais, localizadas
em São Leopoldo/RS e Cachoeirinha/RS. Utilizou-se formulário com perguntas fechadas
para coleta de dados, posteriormente os dados foram tabulados e analisados. Como
resultado da pesquisa de campo, observou-se que 55% dos entrevistados afirma que separa
a maioria ou todos os resíduos em suas casas. 51,67% nunca ouviu falar em logística reversa,
no entanto 38,71% destes entrevistados praticam a entrega de algum material em ponto de
coleta. 53,33% dos entrevistados não praticam a entrega de materiais (resíduos) em pontos
de coletas, 11,67% afirmaram que entregam, porém, indicaram como materiais de coletas,
os resíduos entregues a coleta seletiva, e 35% entregam materiais em ponto de coleta, sendo
os materiais mais citados: pilhas (28,95%), eletrônicos/baterias (21,05%), óleo de cozinha
(15,79%) e outros materiais (26,30%). 78,33% afirmam que é possível a geração de renda a
partir dos resíduos sólidos; 85% acreditam que é possível construir casas a partir de garrafas
pets e a maioria conhece artistas que produzem arte com resíduos sólidos. Acredita-se
que através da educação ambiental e do diálogo aberto com a comunidade será possível
amenizar os impactos gerados pelos resíduos sólidos, reaproveitando-os.